Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto apartidário da Escola do Legislativo voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município e realizado anualmente. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de mostrar na prática como funciona o Poder Legislativo, qual o papel do vereador, entre outros.

PROGRAMAÇÃO PJ 2018:
11/06/2018 a 29/06/2018 Visita de apresentação do PJ nas escolas;
10/09/2018 Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal;
27/09/2018 | 13h Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino – Funcionamento da Câmara, formação e adequação de projetos;
04/10/2018 | 13h Segunda Oficina – Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;
25/10/2018 | 19h Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;
06/11/2018 Reunião com o Prefeito José Carlos Hori;
23/11/2018 Viagem a São Paulo – Assembleia Legislativa e um espaço cultural (ainda a ser definido).

COMO FUNCIONA?

1. A Escola do Legislativo visita as instituições de ensino públicas e privadas para apresentar o projeto, mostrar como ele funciona e apontar um tema para ser trabalhado e apresentado no Parlamento Jovem. Todas as escolas com Ensino Médio do município podem participar.

2. Começa a etapa nos estabelecimentos de ensino. Os professores devem abordar o tema proposto com os pupilos para que estes desenvolvam suas ideias para a formulação de um projeto de lei. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição, que por sua vez, será enviada à Câmara. A escola também deve eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino. A escolha dos representantes devem acontecer pelo voto dos próprios alunos.

3. A Escola envia para a Escola do Legislativo, na Câmara Municipal, o texto selecionado e o nome dos alunos que representarão a instituição.

4. Os alunos indicados de cada escola participam de oficinas na Câmara, momento em que conhecerão o funcionamento da Casa de Leis, seus departamentos, e serão instruídos na formatação e adequação dos projetos de lei que representarão suas escolas. Da mesma forma, aprenderão como organizar e apresentar uma Sessão Ordinária.

5. É a vez dos estudantes ocuparem o Plenário para a discussão de seus projetos, em uma simulação de Sessão Ordinária, seguindo todos os ritos de uma sessão.

6. Para fechar os trabalhos, os alunos fazem uma viagem político-cultural a São Paulo, quando visitam a Assembleia Legislativa do Estado e um ponto cultural da capital paulista.

Confira as galerias de fotos:
Sessão Plenária do Parlamento Jovem 2017
Viagem político-cultural a São Paulo em 2017