Palestras sobre desenvolvimento emocional infantil e familiar abrem Curso de Preparação para Gestantes 2018

138 gestantes se inscreveram para o curso, que segue até dia 6 de junho.

O Curso de Preparação para Gestantes, edição 2018, começou nessa quarta-feira (11/04), em Jaboticabal, com as palestras "Vivência da Maternidade/Paternidade e Mudanças Familiares", ministrada pela psicóloga da Unimed, Patricia Penariol, e "Desenvolvimento Infantil", com a terapeuta da Unimed, Andréa Costa Cesar. Ao todo, 145 gestantes em diversas fases da gestação participam do curso, que segue até o dia 6 de junho, sempre às quartas-feiras, às 14 horas, no Centro de Recreação Edson Martini (3ª idade).

Prefeito Hori abre a rodada de palestras, que começou na quarta-feira (11/04).

O evento foi aberto pelo prefeito municipal José Carlos Hori. De acordo com o chefe do Executivo, o principal objetivo do curso, idealizado em 1986 pelo ginecologista da rede municipal de saúde, e atual Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, e colocado em prática em 2005 sob coordenação de Fenerich desde então, é “oferecer para elas [gestantes] toda informação, nesse momento novo, nesse mundo moderno tão complicado. Ajudá-las a enfrentar todos esses nove meses de gestação. E não só isso, principalmente o comprometimento com os filhos depois que nascem”.

"É sempre bom tá aprendendo mais. Cada ano que passa é uma coisa mais nova” - Geisislaine Pinheiro.

Fazendo o pré-natal no CIAF V, Geisislaine Cristine Pinheiro, 29 anos, que espera o quarto filho, busca novos conhecimentos. “Eu acho legal, por causa que a gente aprende mais. Tem mãe que já é experiente, no caso como eu, e tem mãe que é novinha. É sempre bom aprendendo mais. Cada ano que passa é uma coisa mais nova”, disse a participante.

"Tenho medo de não ser boa mãe, de perder os estudos", Vitória Balbino.

Vitória da Silva Balbino, 15 anos, enfrenta a primeira gravidez e falou dos seus medos e da expectativa no curso. “Quero saber mais como é ser mãe. Porque é a primeira vez. Tenho bastante medo. Tenho medo de não ser boa mãe, de perder os estudos. Então tenho que dar o melhor”. Para a adolescente, as principais dúvidas são sobre a alimentação da criança pequenininha e o banho.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL – A importância do vínculo afetivo entre pais e filhos foi um dos pontos abordados no primeiro dia de palestras. Segundo a psicóloga Patricia Penariol, “a gente precisa criar seres humanos, crianças, emocionalmente mais saudável, e isso está um pouco difícil hoje. Hoje a preocupação é muito grande na questão material, mas a gente tem que pensar na inteligência emocional. Ter um vínculo com esse filho. Parar para ouvir, parar para conversar, parar para estimular. Esse é o ponto principal”, defendeu a psicóloga.

[Dir. à esq.] Psicóloga da Unimed, Patricia Penariol, e a terapeuta ocupacional da Unimed, Andrea Cesar, em entrevista à WEBTV da Câmara.

A terapeuta ocupacional, Andrea Cesar, por sua vez, defendeu a necessidade do resgate afetivo. “A criança vai formar a personalidade dela dos 0 aos 5 anos. Vai reproduzir lá na frente o que ela aprendeu hoje. Exemplo: uma briga que a criança presencia enquanto é pequena: ela não vai lembrar quando estiver adulta, mas o que ela sentiu vai ficar registrado no inconsciente dela. Lá na frente, ela pode passar por uma situação que tenha o mesmo sentimento de quando passou por aquela outra situação quando criança. E muitas vezes, é onde a pessoa se desequilibra emocionalmente, passa por situações psiquiátricas”, explicou a terapeuta. “Fica no inconsciente, ela não tem acesso a essa informação, mas em algum momento esse gatilho é acionado, e aí pode vir à tona realmente esses transtornos emocionais, as dificuldades de relacionamento, enfim, uma série de complicação”, acrescentou Patricia. Por isso, a psicóloga adverte: “O que acontece na infância, não fica na infância. Então os pais têm que ficar atento a um ambiente saudável para a criança”.

O CURSO – Programado para durar nove semanas, o curso oferece palestras que contam com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, bombeiros, dentistas, veterinários e psicólogos que abordam as relações entre família-filhos, as fases da gravidez, como amamentar corretamente, como dar banho na criança, como cuidar da dentição, como prevenir acidentes dos pequenos dentro de casa e como agir caso haja incidentes, sobre a vacinação dos pequenos, além da relação entre a gravidez e os animais de estimação. Também haverá explicações sobre os tipos de parto, entre eles, o parto humanizado.

O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital e Maternidade Santa Isabel, Unimed Jaboticabal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

11/04/2018 – 1ª SEMANA (concluído)
14h – Abertura oficial do Curso
14h20 – Vivência da Maternidade/Paternidade e Mudanças Familiares
Palestrante: Patricia Penariol – Psicóloga da Unimed
15h00 – Desenvolvimento Infantil
Palestrante: Andréa Costa Cesar – Terapeuta Ocupacional da Unimed

18/04/2018 – 2ª SEMANA
14h00 – Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutor Feminino, e Assistência Pré-Natal
Palestrante: Dr. Edu Fenerich

25/04/2018 – 3ª SEMANA
14h00 – Técnica da Respiração no Trabalho de Parto