Alunos da Escola Equilíbrio fazem visita monitorada na Câmara

Alunos da Escola Equilíbrio fazem visitação guiada na Câmara.

A semana começou animada na Câmara Municipal de Jaboticabal, na manhã de segunda-feira (27/11), com a visita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Equilíbrio. No total, 32 crianças acompanhadas das professoras Maria Eugênia Pastorelli e Aline Scarpin Amoroso fizeram a visitação guiada.

Quem recepcionou os convidados no salão nobre, que abriga a Galeria dos Presidentes, foi a servidora Silvia Mazaro. Na oportunidade ela falou sobre as funções dos vereadores e do Poder Legislativo, e sobre a importância da política na sociedade por meio de exemplos da vida cotidiana, destacando a importância do pensamento coletivo e da necessidade de pensar no bem-estar do próximo.

Silvia Mazaro explica sobre o Poder Legislativo.

Para a professora Aline, que está ensinando sobre os três poderes aos alunos do 4º ano, a visitação é fundamental “para que eles tenham a prática junto com a teoria, e então entendam melhor sobre a divisão dos poderes [Legislativo, Executivo e Judiciário]. Também é importante para que eles já comecem a se posicionar como bons cidadãos brasileiros, abordando seus direitos e deveres”.

Visita aos departamentos administrativos da Casa e aos gabinetes dos vereadores.

Os alunos conheceram os departamentos da Casa de Leis e o anexo dos gabinetes parlamentares, quando fizeram uma pequena parada no gabinete do vereador Samuel Cunha (PSDB), que na ocasião, pôde participar da atividade explicando como é o funcionamento do gabinete.

Depois foi a vez da turma conhecer o plenário. Muito curiosas, as crianças fizeram todo tipo de pergunta. Enquanto alguns queriam saber para que serviam os móveis, interruptores e artigos decorativos do plenário, outros perguntaram quem era o atual presidente da casa, ao reparar o ano 2017 e 2018 abaixo da foto do presidente Dr. Edu Fenerich, na Galeria dos Presidentes.

Apresentação continuou no plenário da Câmara.

Para a aluna Giovana Rezende, visitar o Legislativo foi um momento de descobertas. “Vai que alguém da nossa sala ou da outra sala também queira ser prefeito, vereador ou alguma coisa assim no futuro. Gostei de saber das “cartas” [moções de repúdio] que são feitas quando alguém faz algo de errado”, disse Giovana. Já o aluno Vinícius Bastussi diz ter vontade de ser vereador: “aqui é o lugar onde se fazem as leis. Quando as pessoas fazem coisas boas, elas são parabenizadas e isso também é importante”, acredita Vinícius.

AGENDAMENTO – Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal devem entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento, caso o grupo precise de interpretação de LIBRAS, basta avisar na hora do agendamento.

A galeria de fotos está disponível na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).

Texto e fotos: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira