Câmara de Jaboticabal recebe exposição e apresentação de alunos da APÁS

Representante da APÁS, Virgínia Antonino, e a professora interlocutora da Escola Estadual Rosa Mari de Souza Simielli, Maria de Nazareth Ferreira dos Santos, pedem apoio da Câmara ao presidente da Casa, Dr. Edu Fenerich.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebe no dia 30 de novembro a 1ª ExpoEscrita, realizada pela Associação de Pais e Amigos de Surdos (APÁS). Durante todo o dia, em exposição única, o público terá acesso a maquetes e a reescritas de contos de fadas, em língua portuguesa, pelos surdos da instituição, como a “A Bela e a Fera” e a “Branca de Neve”. Já no período da noite, os alunos exibirão músicas e poesias na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

Segundo a representante da APÁS, Virginia Antonino, os alunos construíram personagens e escreveram um pouquinho sobre cada personagem dos contos estudados por eles. “Sempre vão aparecer duas escritas nessas atividades. Na APÁS trabalhamos com o método de linguística constrativa, que é a comparação entre as línguas. A LIBRAS é uma língua direta, que na escrita não tem os conectivos que existe na língua portuguesa. Então a gente pega essa reescrita e vai mostrando que na LIBRAS não tem [os conectivos] na escrita, e que na língua portuguesa tem. Ou seja, fazemos a mesma escrita deles, passando para o português”, contou a representante da APÁS.

Dentre as apresentações que serão realizadas a noite, estarão os hinos Nacional e Municipal, além de poesias como de Casemiro de Abreu. A música Trem Bala também será apresentada em LIBRAS. “A música não faz parte da cultura surda, é parte da cultura ouvinte, mas é uma coisa que eles estudaram, que eles entenderam. Eles sabem o que estão sinalizando. A gente valoriza a língua de sinais primordialmente, e neste caso, estamos mostrando que o surdo é capaz de aprender uma segunda língua [o português], uma vez que a LIBRAS é a língua materna do surdo”, disse Virginia.

O evento, apoiado pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), vem ao encontro das ações de ampliação da LIBRAS e difusão do bilinguismo língua de sinais/língua portuguesa.