Alunos do SENAC fazem um tour guiado pela Câmara de Jaboticabal

Alunos de dois cursos do SENAC fazem visitação guiada na Câmara de Jaboticabal.

Mais de 40 alunos dos cursos de Auxiliar de Escritório e de Aprendizagem de Supermercados do SENAC visitaram a Câmara Municipal de Jaboticabal nessa terça-feira (21/11).

A visitação guiada, conduzida pela Assistente Legislativo, Denise Cardozo, começou no Salão Nobre da Casa, que abriga a Galeria de Presidentes, em um bate-papo sobre a estrutura da Câmara Municipal e do Poder Legislativo. Na sequência, os jovens, de três em três, conheceram a estrutura da sala de arquivo da Câmara.

Visitantes conferem o local onde parte dos documentos são guardados na Casa de Leis.

A estimativa é de que o espaço tenha capacidade para armazenar 144 metros lineares, o que na prática significa guardar milhares de documentos que ajudam a contar não só a história do Legislativo jaboticabalense, como também do Município. Alguns arquivos datam de mais de 100 anos, como atas de sessões, além de documentos administrativos.

Atas e documentos administrativos são alguns dos arquivos guardados no local.

Ao mostrar o arquivo, Denise pontuou o modo correto de armazenamento dos documentos e da necessidade de um arquivo equipado para a conservação do material. “Apesar de não termos um controle de temperatura para a guarda dos documentos, temos um sistema de vedação que ajuda a manter a vida útil deles, porque temos que zelar pela segurança dos arquivos”, explicou a servidora.

Ata de juramento datada de 3 de fevereiro de 1868, um dos arquivos mais antigos guardados no arquivo da Casa de Leis.

Para a professora do curso de Auxiliar de Escritório, Fernanda Fernandes, aproximar os jovens da realidade prática é fundamental para ampliar a visão dos futuros profissionais. “No curso falamos bastante sobre arquivo, e o arquivo da Câmara é diferenciado. É um momento em que eles conseguem visualizar na prática a diferença entre um arquivo de órgão público e do setor privado. A explicação que a Denise dá aos alunos também é de extrema valia“, contou a professora.

Professoras Mariana e Fernanda [esq. à dir.] falam sobre a visita na Câmara.

Mariana Ladeira, professora do curso de Aprendizagem de Supermercados, concorda: “No curso [de aprendizagem de supermercados] tratamos sobre tipos de documentos, quanto tempo tenho que guardar esses documentos. Hoje viemos para conhecer o arquivo, como é a organização da Câmara. A gente não pode ficar preso só na teoria, temos que ir pra prática também. A gente gosta de vir aqui [na Câmara], trazer os alunos, porque eles têm o conhecimento de um arquivo público”, disse Mariana.

Bate-papo no plenário entre os visitantes e a servidora do departamento Técnico Legislativo, Denise Cardozo.

Os alunos também conheceram o plenário da Casa, onde participaram de uma conversa sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, envolvendo assuntos referentes à cidadania e política.

“É uma experiência boa, porque eu não conhecia [a estrutura da Câmara] até então, e achei legal o jeito que eles organizam as coisas e ficam arquivadas ali. Tem arquivo que tem mais de 50 anos. Isso foi diferente pra mim”, disse a aluna do curso de auxiliar de escritório, Sabrina dos Santos.

Para os alunos Sabrina e Adriano, o destaque da visita foram o arquivo e o plenário.

Para o aluno do curso de aprendizagem de supermercados, Adriano Junior, tanto o arquivo quanto o plenário chamaram a atenção. “Na empresa que eu trabalho, o arquivo é bem pequeno. Aqui o da Câmara é bem maior. Eu achei o máximo. Nunca tinha vindo visitar a Câmara. E eu estou conhecendo onde que fica o Poder Legislativo, onde faz as leis da minha cidade. Eu gostei de conhecer onde ficam os vereadores”, contou o jovem.

AGENDAMENTO – Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento, caso o grupo precise de interpretação de LIBRAS, basta avisar na hora do agendamento.

A galeria de fotos está disponível na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).