Pepa Servidone comemora universidade gratuita para Jaboticabal

Pepa com o vice-governador Márcio França, com o deputado Chico Sardelli e com o diretor da UNIVESP, Ricardo Bocalon no encontro. Foto: Douglas Cardoso

O vereador Pepa Servidone (PPS) participou do encontro regional de lideranças políticas com a presença do vice-governador Márcio França, em Casa Branca (SP), na quinta-feira (09/11), que teve como assunto principal a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

O evento contou com a presença do deputado estadual Chico Sardelli (PV), articulador entre diversos municípios e a UNIVESP, com o diretor administrativo da universidade, Ricardo Bocalon, além de diversos prefeitos e vereadores da região. Em Jaboticabal, contemplada para receber um polo da universidade, a expectativa é de que o vestibular já aconteça em janeiro de 2018, para início das aulas em fevereiro.

“Estamos lutando pela vinda da UNIVESP há mais de um ano. Fico feliz em saber que agora ela está se tornando uma realidade e vai garantir mais uma opção de ensino superior de qualidade na cidade. Principalmente para quem não pode pagar uma faculdade, é mais uma chance de se formar e ter uma profissão, já que com o passar dos dias, o mercado de trabalho pede mais qualificação”, disse Pepa.

A UNIVESP é uma instituição pública de ensino superior que oferece cursos de graduação gratuitos e semipresenciais em todo o Estado. Criada em 2012 como Fundação, a instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. Jaboticabal deve receber quatro cursos: Engenharia da Produção, Engenharia da Computação, licenciatura em Matemática e Pedagogia.

“Os cursos são [em parceria] com professores da UNICAMP, USP, UNESP... feitos pela UNIVESP virtualmente. São cursos de qualidade, gratuitos, e que vai estar em Jaboticabal. Dia 21 de janeiro tem vestibular. Desejo boa sorte a toda população nessa universidade que está chegando na cidade de vocês”, adiantou Bocalon em um vídeo gravado juntamente com Pepa e disponibilizado nas redes sociais do parlamentar.

Para concretizar a instalação da universidade gratuita, os municípios contemplados, como Jaboticabal, têm até o dia 17 de novembro para enviar a documentação referente ao imóvel onde será instalado o polo presencial de apoio, que deve estar pronto até a segunda quinzena de janeiro. A contrapartida da prefeitura para receber a UNIVESP é o oferecimento de sala de aula com 50 computadores, e um professor para coordenar o polo de apoio. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas para cada curso.

CURSOS EM JABOTICABAL
Engenharia de Produção – Formação de profissional capaz de combinar visão sistêmica das organizações com habilidade de resolver e fornecer soluções para problemas complexos, reunindo competências que integrem formação tecnológica em Engenharia de Produção, nas suas áreas de formação específica, com formação humanística, além da necessária instrução numérica e computacional.

Engenharia da Computação – Formação de profissional capaz de atuar em diversas atividades na área da computação, abrangendo, entre outras, análise, planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais centralizados e distribuídos, sistemas embarcados, desenvolvimento e uso de tecnologias de comunicação, engenharia da informação, sistemas multimídia e hipermídia, entre outros.

Licenciatura em Matemática – Formação de profissional capaz de atuar em um mundo em profundas e aceleradas mudanças econômicas, sociais e culturais e com sólida instrução técnico-prática e metodológica, fundamentada nos conhecimentos técnicos da Matemática, no entendimento pedagógico e na vivência de experiências relativas ao ensino, qualidades imprescindíveis a um educador.

Pedagogia – Formação de profissionais de educação habilitados para atuar em diferentes etapas, níveis e modalidades de educação - básica, jovens e adultos, profissional, diversidade e a distância - e desenvolvimento de competências e habilidades para compreensão ampla e contextualizada dos processos de educação formal, informal e não formal, assim como promoção de produção e difusão de conhecimentos sobre ensino, aprendizagem, avaliação e gestão.
Fonte: UNIVESP

Confira os vídeos gravados pela assessoria do vereador:

Texto: Douglas Cardoso
Assessoria de Gabinete do vereador Pepa Servidone