Jaboticabal pode ganhar quadra de Futebol Society

Desenho do projeto. Fonte: SELJ

O vereador Samuel Cunha (PSDB) comemorou na tribuna da sessão ordinária dessa segunda-feira (07/11) a confirmação de que Jaboticabal está entre os municípios selecionados para a implantação de uma quadra de futebol society através do programa “100% Esporte para Todos”, do Governo do Estado de São Paulo. Ao todo, somente 100 municípios paulista devem ser contemplados.

O parlamentar encampou a busca pela quadra ainda no início do ano, quando soube do programa que instalará as 100 quadras de “football society” pelo Estado. “Fiquei sabendo deste programa do Governo do Estado durante uma reunião com o secretário de esportes, Paulo Gustavo Maiurino, no dia 10 de março. No dia 31 do mesmo mês protocolei junto à secretaria estadual de esporte o pedido para contemplar Jaboticabal. No mês de abril, em uma visita aqui em Jaboticabal do Chefe da Casa Civil, e deputado estadual licenciado Samuel Moreira (PSDB), reforcei o pedido diretamente para ele, que sinalizou apoio. Graças a Deus estamos no caminho para que mais um equipamento esportivo e recreativo esteja à disposição da população jaboticabalense”, disse Samuel Cunha.

Vereador Samuel Cunha (PSDB) durante seu pronunciamento em que anunciou Jaboticabal na lista do programa.

Os equipamentos, no valor de R$ 220 mil, serão implantados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) do Governo do Estado, e caberá à administração municipal a preparação do terreno para receber a estrutura.

A quadra terá 15x30 metros e o seu complexo contará com estruturas para alambrado; arquibancadas; par de traves (com rede) para “football society”; grama sintética (artificial); e um módulo de acondicionamento e transporte, que após a montagem do equipamento pode servir como espaço multiuso, para depósito de matérias, ambulatório, lanchonete, ou outra opção por conta da Prefeitura. Em Jaboticabal, a quadra deve ser instalada no Centro Esportivo Antônio Mônaco.

“Como educador físico, acredito na importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo das crianças e dos jovens. Essa quadra de society será mais uma opção para a prática de esportes na cidade, sem custos. Quanto mais opções de atividades desportivas e recreativas, melhor para a população”, acredita o parlamentar.

A prefeitura já enviou a documentação necessária e aguarda o chamamento da SELJ para assinatura do Termo de Cooperação Técnica, ainda em data a ser definida.

FUTEBOL SOCIETY – O “football society”, também chamado de futebol sete, é uma modalidade esportiva criada no Brasil. Apesar da semelhança com o futebol de campo, o society possui regras oficiais próprias. A disputa é feita em grama sintética, com sete jogadores de cada lado em dois tempos de 25 minutos. Hoje, a modalidade conta com federações em 26 estados do país. Só a Federação Paulista conta possui 30 mil atletas registrados, cerca de 2 mil jogos por ano e mais de 3 milhões de praticantes na grande São Paulo, de forma recreativa. Fonte: FPFS

Ana Paula Junqueira/CMJ