Projeto que altera zoneamentos em Jaboticabal é aprovado por unanimidade

Vice-Presidente da Casa, vereador Ednei Valêncio (PR), preside sessão ordinária.

Os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária dessa segunda-feira (18/09), o  Projeto de Lei Complementar nº 12/2017, de autoria do Poder Executivo, que altera áreas de zoneamento e uso do solo urbano previstos no Plano Diretor (LC nº 80/2006) e na Lei Complementar nº 86/2007. A matéria, dispensada de 2ª discussão e votação por requerimento verbal, segue para a sanção do Prefeito Municipal e passa a valer como Lei Complementar na data da sua publicação.

A aprovação permite ao Município criar a Zona Comercial 1 (ZC1) e a Zona Comercial 2 (ZC2). A primeira será delimitada pelas vias: Rua São João, Avenida Amorim Brenha, Rua Euclides da Cunha, Avenida Prudêncio Ortiz, Rua Castro Alves e Avenida Carlos Berchieri. Já a Zona Comercial 2, passa a ser delimitada pelas vias: Rua Professor Mário de Campos, Avenida Clotilde Verri, Avenida Amélia S. Baaklini, Rua Francisco Ferrai e Avenida Carlos Berchieri.

As diretrizes urbanísticas do Plano Diretor também passam por alteração e dispensa, por exemplo, a obrigatoriedade da construção de estacionamentos/garagens e de reserva de recuos frontais, laterais e de fundos (exclusivamente para edificações destinadas a igreja e cultos religiosos, ao comércio e/ou prestação de serviços) nas zonas comerciais 1 e 2 (ZC1 e ZC2) e nas Zonas de Corredor Comercial 1 (ZCC1).

De acordo com o Poder Executivo, as alterações foram propostas após aprovação do Conselho do Plano Diretor de Jaboticabal (CONSPLAN) para adequar porções dos zoneamentos às necessidades do município, de forma a propiciar uma melhor ocupação e ordenação do espaço urbano.

Vereadores durante a Ordem do Dia.

PARA SABER – As Zonas Comerciais são aquelas nas quais se localizam as atividades comerciais e seus serviços conexos, típicos de centro urbano, funções essas exercidas com maior predominância sobre as demais funções urbanas. Já as Zonas de Corredores Comerciais 1 (ZCC1) são áreas lindeiras às vias principais de circulação da cidade, com tendência à ocupação diversificada de comércio e serviços.

MAIS PROJETOS – Os vereadores também aprovaram por unanimidade os seis projetos de lei que denominam ruas do Loteamento Flamboyant: o PL nº 58/2017, de autoria do vereador Wilsinho Locutor (PSB), que dá nome de Edno Apparecido Moretti à Rua 2 do loteamento; o PL nº 59/2017, de autoria do vereador Wilsinho Locutor (PSB), que denomina de Tranquilo Norisvaldo Artoni a Rua 3; o PL nº 60/2017, de autoria do vereador Wilsinho Locutor (PSB), denomina de João Caraski a Rua 4; o PL nº 61/2017, de autoria do vereador Wilsinho Locutor (PSB), que dá nome de Waldemar José Sereno Zocca a Rua 6; o PL nº 64/2017, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), que denomina de Claudio Del Vecchio a Rua 1; e o PL nº 65/2017, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), que denomina de Dr. Paulo Ferreira David a Rua 5.

Assista a íntegra da sessão >