Parlamento Jovem 2017: Escolas têm até dia 18 de setembro para enviar projetos e indicar alunos

Sessão do Parlamento Jovem 2016. Foto: Ana Paula Junqueira/Arquivo CMJ

Os estabelecimentos de ensino de Jaboticabal que queiram participar do Parlamento Jovem 2017, realizado pela Escola do Legislativo, têm até o dia 18 de setembro (segunda-feira) para enviar à Câmara Municipal de Jaboticabal a indicação do projeto de lei e dos alunos que representarão as respectivas escolas.

Com tema livre, os alunos devem se esforçar para conquistar uma vaga como parlamentar jovem. Ao final do processo, os estudantes partem para São Paulo para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado, bem como um ponto cultural da cidade, que, neste ano, será escolhido pelos alunos na segunda oficina do projeto.

Executado anualmente desde 2013, o Parlamento Jovem envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do projeto é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Como funciona? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Neste ano, as visitas ocorreram entre os meses de maio e junho. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar um tema com os alunos para a elaboração de um projeto. Na sequência, cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos passam a participar de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal e concluem a participação em uma viagem político-cultural custeada pelo Parlamento jaboticabalense.

Oficinas – Em 2017, a primeira oficina ocorre no dia 28 de setembro, às 13 horas, na Câmara Municipal. No encontro, os alunos conhecerão o funcionamento da Casa de Leis, seus departamentos e serão instruídos na formatação e adequação dos projetos que representarão suas escolas.

A segunda oficina está prevista para o dia 5 de outubro, quando os estudantes aprenderão como organizar e apresentar uma Sessão Ordinária e elegerão, entre opções apresentadas pela Câmara, o local cultural a ver visitado em São Paulo.

Já no dia 26 de outubro é a vez dos estudantes ocuparem o Plenário para a discussão dos projetos, apresentados por suas escolas, em Sessão Ordinária do Parlamento Jovem 2017.

Por fim, os alunos farão uma viagem cultural à capital paulista para visitar a Assembleia Legislativa do Estado e um espaço cultural ainda a ser definido. A excursão está programada para o dia 9 de novembro. Mais informações pelo telefone (16) 3209-9477.

Confira o cronograma:

28/09/2017 | Às 13 horas – Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino – Funcionamento da Câmara, formação e adequação de projetos;

05/10/2017 | Às 13 horas – Segunda Oficina – Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;

26/10/2017 – Sessão Ordinária do Parlamento Jovem.

07/11/2017 – Reunião com o Prefeito José Carlos Hori.

09/11/2017 – Viagem a São Paulo – Assembleia Legislativa e um espaço cultural (ainda a ser definido).

Assista o resumo do Parlamento Jovem 2016: