Alunos do Colégio Poligenes e do SENAC visitam a Câmara Municipal de Jaboticabal

A Câmara Municipal de Jaboticabal começou a semana de forma animada, na manhã de segunda-feira (11/09), com a visita de duas escolas. Alunos do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Poligenes, e em seguida, as alunas do curso Técnico em Recursos Humanos, do Senac, participaram da visitação guiada da Casa de Leis.

Como de costume, a assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, recebeu os visitantes no salão nobre, que abriga a Galeria dos Presidentes. As 27 crianças do Colégio Poligenes vieram acompanhadas pelas professoras Aline Nobukuni, Márcia Vendramin, Andréia da Silva, e da professora e coordenadora Eliane Fumagali. Não é a primeira vez que o colégio visita a Casa. “Temos o costume de trazer nossos alunos para conhecer o espaço da Câmara, para que eles saibam mais sobre o Poder Legislativo e o que os vereadores fazem”, conta Eliane.

A assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, explica aos alunos do colégio Poligenes o funcionamento da Câmara Municipal.

No plenário, as crianças questionam se o local era onde “se bate o martelo”, fazendo alusão ao Poder Judiciário. Denise então explicou aos pequenos que o local é onde são votadas as leis. A servidora também falou sobre como funciona a Câmara, as funções dos vereadores, e a respeito do Poder Legislativo, quando abordou a importância do pensamento coletivo e de se pensar no bem-estar do próximo.

Na sequência, foi a vez das 15 alunas do curso Técnico em Recursos Humanos conhecer as dependências da Câmara. Acompanhadas pela professora Angela Maria Zuk Rosa, o grupo contou com explicações mais detalhadas e técnicas acerca do funcionamento da Casa legislativa e sobre as funções dos parlamentares. Ao mostrar o arquivo, Denise explicou os trâmites e processos, e pontuou o modo correto de armazenamento dos documentos e da necessidade de um arquivo equipado para a conservação do material.

Agente de Administração, Eliana Hernandes Moreira, explica os trâmites da área de Recursos Humanos.

A Agente de Administração, Eliana Hernandes Moreira, responsável pelos Recursos Humanos da Casa, esclareceu procedimentos da área e animou as estudantes ao falar um pouco sobre a carreira que poderão seguir.

A aluna Paula Oliveira, que já visitou a Câmara algumas vezes e participou quando adolescente do projeto Parlamento Jovem, promovido pela Câmara, aproveitou para se aprofundar ainda mais sobre os trabalhos do Legislativo jaboticabalense e sobre o arquivo. “A visita foi bem produtiva. Vi coisas que ainda não tinha visto”, disse a jovem.

Para a aluna Denise Guilherme, de Monte Alto, a Câmara de Jaboticabal “é muito organizada. Viemos para apender sobre a área de arquivologia e acabamos conhecendo também o espaço da Casa. Esta visita agrega bastante informação sobre a área pública, normalmente não sabemos como funciona, estamos mais acostumadas com as empresas privadas, e aqui temos esse contato. É importante que a gente, como cidadão, não só como técnico de Recursos Humanos, saiba como funciona esse setor da vida pública”, avaliou a estudante.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Curta e compartilhe a galeria de fotos da visita na página da Câmara no Facebook.

Texto e fotos: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira