“Setembro Amarelo” discute prevenção ao suicídio em Jaboticabal

Material gráfico da campanha, elaborado pelos apoiadores do evento Guilherme Cabral e Lucas Massa/Selva Comunicação.

Considerado um dos assuntos tabus da humanidade, o suicídio será tema de diversas ações que acontecem de 9 a 15 de setembro em Jaboticabal. As atividades, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado dia 10 de setembro, são promovidas pelo psicólogo e vereador Luís Carlos Fernandes, e pela psicóloga e musicoterapeuta Taisa Del Vechio, e fazem parte do “Setembro Amarelo”, um movimento mundial simbólico para a divulgação e combate do suicídio.

Com o slogan “Suicídio, um Grito pela Vida”, o objetivo é debater com a sociedade os assuntos que permeiam o tema. De acordo com o relatório "Prevenindo suicídios - um imperativo global", da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil é o 8º país com maior taxa de suicídios do mundo. O estudo ainda revela que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, e para cada caso consumado, há pelo menos 20 tentativas fracassadas. Só no Estado de São Paulo, foram 2.339 mortes por suicídio em 2014, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), divulgados em setembro de 2016.

“Durante muito tempo, por razões religiosas, morais e culturais o suicídio foi considerado um grande “pecado”, talvez o pior deles. Por isso, ainda temos medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. Na minha visão, sempre considerei o suicídio um grito pela vida, porém um grito silencioso que na maioria das vezes começou há muito tempo”, destaca Luís Carlos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

09/09 – Caminhada “EuAcreditoNaVida
Concentração e saída: Ginásio Municipal de Esportes de Jaboticabal/SP

11/09 – Palestra: “Saúde Mental e Suicídio: o que todos precisam saber”
Expositor: Psiquiatra Dr. Vinícius Faria
Local: Câmara Municipal de Jaboticabal/SP

14/09 – Palestra: “Suicídio: conhecer para prevenir” (evento fechado para o TG)
Expositora: Psicóloga Fernanda Stefani
Local: Tiro de Guerra – Jaboticabal/SP

15/09 – Cine pela Vida – Discussão do filme: “Amor por contrato”
Expositora: Psicóloga clínica e psicanalista Carla Pierre Bellodi
Local: Câmara Municipal de Jaboticabal/SP