Câmara Municipal de Jaboticabal recebe nova turma do SENAC para visita guiada

O arquivo da Câmara foi a atração principal para os estudantes.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu, na manhã dessa quinta-feira (24/08), alunos do curso de Aprendizagem Administrativa e Vendas, do Senac, para uma visitação guiada na Casa de Leis.

A assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, recebeu os visitantes no salão nobre, que abriga a Galeria dos Presidentes. Como de costume, em sua explanação sobre o Poder Legislativo, a servidora falou a respeito do funcionamento da Casa de Leis, as funções dos vereadores, também deu uma visão geral a respeito dos trâmites e processos da Câmara, inclusive as divisões administrativas.

A atração principal dessa visita guiada é o arquivo, que guarda mais de 100 anos da história da Câmara. Denise explicou sobre o modo correto de armazenamento e da necessidade de um arquivo equipado para a conservação dos documentos. “Temos que zelar pela segurança dos arquivos, por isso também a importância de um sistema de vedação, que mantém a vida útil dos documentos”, contou a servidora.

Servidora Denise Cardozo explica sobre o funcionamento da Casa de Leis jaboticabalense.

Ao todo, 15 alunos participaram da visita, juntamente com a professora Angela Maria Zuk Rosa. Na ocasião, a docente destacou que a visita demonstra na prática o funcionamento do setor de arquivos das empresas estudado na disciplina de arquivologia. “O arquivo da Câmara é diferenciado, e para eles é uma experiência muito boa. Vai agregar muito para o conhecimento deles”, acredita Angela.

Para o estudante Kaíque Trindade Gomes, pela primeira vez na Casa, “a visita foi muito interessante... a gente aprendeu mais sobre assuntos que talvez não aprenderia ali fora, ou nunca saberíamos”. A aluna Kauane Naiara Cardoso, que também esteve pela primeira vez na Câmara, descreveu a visita como “uma experiência nova e gratificante... um novo aprendizado sobre a política. Quando eu puder, virei outras vezes no Legislativo”.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Curta a galeria de fotos da visita na página da Câmara no Facebook.

Texto e fotos: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira