Emoção marca sessão solene para entrega de cidadania jaboticabalense


Homenageados durante a foto tradicional com os parlamentares.

Em sessão solene recheada de muitas histórias e emoção, a Câmara Municipal de Jaboticabal entregou, na noite de quinta-feira (17/08), o Diploma de Honra ao Mérito ao farmacêutico bioquímico Pedro Eduardo Menegasso (DL nº 657/2016); o Título de Cidadã Jaboticabalense à dentista Luciana Sanches Labella (DL nº 683/2017); o Título de Cidadão Jaboticabalense ao médico Nereu Rodolfo Krieger da Costa (DL nº 671/2017) e o Título de Cidadão Jaboticabalense ao médico pediatra Edimar Biazibeti (in memorian) (DL nº 495/08).


Prof. João Roberto fala sobre o homenageado Pedro Menegasso.

Os pronunciamentos foram abertos pelo autor da proposição de Honra ao Mérito a Pedro Menegasso, em 2016, o então vereador e hoje presidente da Associação Jaboticabal de Cultura, Prof. João Roberto. “Graças à luta de farmacêuticos como Pedro Menegasso, 95% dos estabelecimentos do Estado possuem assistência farmacêutica durante toda a abertura dos estabelecimentos farmacêuticos, disponíveis para atender a população”, destacou João Roberto. Ouça a íntegra do pronunciamento do Prof. João Roberto.


Pedro Vinicius Menegasso representa seu pai na sessão solene.

Em seguida, Pedro Vinicius Gallo Menegasso, que substituiu seu pai na oportunidade, falou sobre a honra em representar àquele “que dedicou a maior parte da vida a melhorar a qualidade e as condições de trabalho ao profissional farmacêutico”. Ouça a íntegra do pronunciamento de Pedro Vinícius G. Menegasso.


“A entrega do Título de Cidadania Jaboticabalense é mais do que uma homenagem... em vista de tamanho engajamento em iniciativas sociais”, Wilsinho Locutor.

Depois foi a vez do vereador Wilsinho Locutor (PSB) subir à tribuna para falar de Luciana Sanches Labella, sua homenageada. Wilsinho destacou a personalidade altruísta de Luciana, como o seu trabalho voluntário no Dentista do Bem, que acontece há 20 anos na cidade, “onde atende, de forma voluntária, jovens carentes. Tratando dos sorrisos que são portas de entrada para sentimentos tão nobres como o amor, amizade e solicitude”. Para o vereador, “a entrega do Título de Cidadania Jaboticabalense é mais do que uma homenagem, e sim um dever da sociedade, em vista de tamanho engajamento em iniciativas sociais” feitas por Luciana. Ouça a íntegra do pronunciamento do vereador Wilsinho Locutor.


"Moro aqui há 30 anos, onde constituí minha família, fiz muitos amigos, alicercei minha carreira profissional e onde eu pretendo passar o resto da minha vida", Luciana Labella.

Em seu agradecimento, e com brilho nos olhos, Luciana Labella relembrou de quando sonhava em cursar odontologia e do esforço empenhado pelos pais (in memorian) para transformar aquele sonho em realidade. Luciana lembrou até do telefone da Pensão da Dona Joaninha. Tudo porque ela queria ser conhecida pelo nome. “Eles me chamavam assim: É para a nora do Orlando Labella! Ou então: É pra dentista! Eu pensava: meu Deus, será que ninguém vai aprender meu nome?! E hoje eu, não só sou conhecida pela Luciana, que eu queria tanto, como também por Lu Labella”, comemorou.

A homenageada também aproveitou para declarar seu amor por Jaboticabal. “Me sinto extremamente feliz e honrada por estar recebendo esse Título, pelo profundo e verdadeiro amor que eu tenho por essa cidade, e que me recebeu de braços abertos. Moro aqui há 30 anos, onde constituí minha família, fiz muitos amigos, alicercei minha carreira profissional e onde eu pretendo passar o resto da minha vida. Eu tenho um sentimento de respeito, carinho e gratidão muito grande a todos os meus pacientes que acreditaram no meu trabalho. Aos meus amigos, que moram no meu coração. E pelo acolhimento de todos os cidadãos jaboticabalenses que tive o prazer de compartilhar na minha vida. Obrigada Jaboticabal”, disse Luciana, ao destacar sua família leonística. Ouça a íntegra do pronunciamento de Luciana.


Beto Ariki homenageia Dr. Nereu Krieger.

O vereador Beto Ariki (PSL), por sua vez, homenageou o Dr. Nereu Rodolfo Krieger da Costa. “Me sinto honrado de poder conceder este título ao Dr. Nereu. Na verdade, é uma forma de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na área médica, seja na área social, perante a sociedade em geral, perante ao seu grande coração voluntarioso”, disse Beto Ariki. Ouça a íntegra do pronunciamento do vereador Beto Ariki.


“Eu nasci sob o signo de sagitário, agora sou leonino, com a data de hoje...", Dr. Nereu Krieger.

Ao receber a homenagem, Dr. Nereu Krieger relembrou da infância em Caconde (SP), sua terra natal, da escolha pela medicina e da trajetória profissional até chegar a terras jaboticabalenses, quando em 1984 veio morar com a esposa, Maria Isabel, em Jaboticabal. “Eu nasci sob o signo de sagitário, agora sou leonino, com a data de hoje. E passarei a ter dois corações também: coração cacondense, e jaboticabalense”, declarou em seu pronunciamento Nereu, que ainda enalteceu as parcerias e os colegas que cruzaram seu caminho ao longo da vida e que, segundo ele, foram importantes na sua formação. “Não construí nada sozinho. Sempre as pessoas estiveram comigo, me dando apoio. À Jaboticabal sou muito agradecido, porque me permitiu duas coisas importantes: primeiro, trabalhar na rede pública de saúde. Quando eu vejo uma criança, vindo do Santo Antônio... sair às 4 horas, 5 horas com sua mãe, para ser atendida às 7 horas comigo, tenho que estender um tapete para essa mãe, e recebê-la com maior carinho e tentar resolver seu problema, porque é um orgulho ser escolhido por ela. Jaboticabal me deu também a oportunidade de participar da vida pública como vereador. Fui eleito duas vezes para esta Casa de Leis e juntos pudemos ajudar Jaboticabal.” Ouça a íntegra do discurso do homenageado.

Após ser homenageado, Dr. Nereu também homenageou. Isso porque Nereu, quando vereador, foi autor do projeto que concedeu em 2008 o Título de Cidadão Jaboticabalense ao Dr. Edimar Biazibeti, que acabou falecendo em 2013. Edimar “sabia encantar, agradar e sabia principalmente tratar. Sempre procurava oferecer mais para o seu paciente. Gostava de uma boa pesca, fazer suas facas, de frequentar a Nipo, apanhar broto de bambu para fazer salada. Era participativo na política. Diante da sua participação politica, na sociedade, no clube, na sua história familiar, a gente realmente tem que reconhecer que ele merece esse título in memorian e eu orgulhosamente o faço no dia de hoje”, disse Nereu. Ouça a íntegra do pronunciamento.


Lívia, filha de Edimar Biazibeti (in memorian): "Na minha percepção de filha, ele partiu muito cedo, mas diante de tamanho reconhecimento, tenho certeza que ele deixou a nós, toda população de Jaboticabal, o seu legado, cumprindo assim toda a sua missão aqui”.

Apesar da forte emoção, e da voz embargada, Lívia Biazibeti serviu de porta-voz do pai ao receber o título, juntamente com a mãe, Elsa Biazibeti. “Tenho certeza que, de onde quer que ele esteja, ele está se sentindo muito honrado. Foram quase 30 anos se dedicando à saúde da população de Jaboticabal... Era um homem de caráter, digno e que exercia seu papel de médico, marido e pai da melhor forma possível”. Lívia lembrou também das vezes que o pai “teve que abrir mão de passar Natal, aniversário com sua família para poder fazer plantão. Das vezes que ele saia de madrugada correndo para uma emergência de parto. Toda essa dedicação à saúde de Jaboticabal, nada foi em vão. Na minha percepção de filha, ele partiu muito cedo, mas diante de tamanho reconhecimento, tenho certeza que ele deixou a nós, toda população de Jaboticabal, o seu legado, cumprindo assim toda a sua missão aqui”, destacou a jovem. Ouça a íntegra do pronunciamento de Lívia.


[Os homenageados] “recebem hoje uma nova certidão de nascimento, e são recebidos como filhos muito querido pela terra que há muito escolheram como mãe. Parabéns!”, Dr. Edu Fenerich.

Antes de declarar encerrada a sessão, o presidente Dr. Edu Fenerich, parabenizou os homenageados e chegou a se emocionar ao citar o colega e amigo Edimar. Segundo o Chefe do Legislativo, Dr. Nereu Krieger, Luciana Labella e Dr. Edimar Biazibeti “recebem hoje uma nova certidão de nascimento, e são recebidos como filhos muito querido pela terra que há muito escolheram como mãe. Parabéns!”, finalizou Fenerich. Ouça o pronunciamento do presidente da Câmara.

Prestigiaram a solenidade os vereadores Pepa Servidone, João Bassi, Samuel Moreira, Paulo Henrique Advogado, Luís Carlos Fernandes, Dona Cidinha, além dos autores das proposições, o secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Leonardo Latorre Matsushita, representando o prefeito José Carlos Hori; o presidente da Unimed Jaboticabal, Dr. Luís Roberto Lins Ferraz; e o presidente do Lions Clube de Jaboticabal, Roberto Martucci.

 



A galeria de fotos completa está disponível na página da Câmara no Facebook.



Ana Paula Junqueira
Colaboração: Bruno Vinícius
Assessoria de Imprensa
(16) 3209-9478