Câmara de Jaboticabal recebe alunos do SENAC para visitação guiada

A assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, recepciona os visitantes no salão nobre.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu, na tarde dessa quarta-feira (16/08), alunos do curso de Auxiliar de Escritório, do Senac, para uma visitação guiada na Casa de Leis.

A assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, recepcionou os visitantes no salão nobre, que abriga a Galeria dos Presidentes. Na oportunidade, Denise fez uma explanação sobre o Poder Legislativo, suas competências, as funções dos vereadores, entre outros. Em seguida, a servidora apresentou o arquivo da Câmara e explicou a importância do armazenamento adequado dos documentos, visto que existem arquivos datados de mais de 100 anos. “Algumas atas não podem sequer ser manuseadas constantemente. A expectativa é de que, futuramente, estes documentos antigos sejam digitalizados, para que sejam conservados por mais tempo”, disse Denise.

A assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, apresenta o arquivo da Câmara.

As professoras Karina Leva da Fonseca e Daniele Yoko Tokimato aproveitaram para destacar a importância da parceria com a Casa de Leis para facilitar a visualização da parte administrativa da Câmara pelos estudantes, visto que os processos administrativos são um dos pilares do curso. No plenário, Denise explicou sobre o local onde os vereadores deliberam e votam as leis municipais.

A visita contou também com a presença de alunos com deficiência motora e auditiva.

Ao todo, 26 alunos participaram da visita, entre eles, alunos com deficiências motora e auditiva, que puderam compartilhar a experiência com a ajuda de auxiliares e intérprete de LIBRAS.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Texto e fotos: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira