Música, recreação e meio ambiente foram destaques na 2ª Edição do “Domingo na Praça”

"Domingo na Praça" movimenta COHAB 1 e região.

A Praça da COHAB I, em Jaboticabal, recebeu a 2ª Edição do “Domingo na Praça”, no dia 06 de agosto de 2017, organizado pelo vereador da Câmara Municipal de Jaboticabal, Luís Carlos Fernandes, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Polícia Militar de Jaboticabal, Canil da Polícia Militar de Sertãozinho, REUSA, Supermercado Correia, Açougue São Bom Jesus, Sonia Buffet, Zé Cabeleireiro, Multitec, Fatec, e mais de 10 voluntários. A próxima edição deve acontecer em novembro, em data e local ainda a serem definidos.

Música caipira, sertanejo e forró.

A orquestra “Cordas Caipiras”, da Escola de Arte de Jaboticabal, abriu as apresentações, que contaram ainda com as duplas Cleiton e Adão, Renan e Alin, e o grupo de forró Mineirinho do Acordeon. No quesito dança folclórica, as crianças da Organização Cultural e Ambiental de Jaboticabal (OCA) apresentaram a catira.

Canil da PM de Sertãozinho e aferição de pressão foram alguns dos atrativos do evento.

O programa, que integra o projeto “De mãos dadas com a população”, contou também com a exibição da cadela farejadora do Canil da PM de Sertãozinho, Nina, uma labradora de quatro anos e meio que encantou a criançada, e com cortes de cabelo, aferição de pressão e muita diversão para as crianças da comunidade, com pula-pula, pula corda, corrida do saco, carrinho de pipoca e algodão-doce gratuitamente.

Algodão-doce e corte de cabelo gratuitos durante o "Domingo na Praça".

Em quatro horas de evento, a organização estima que foram distribuídos mais de 1300 saquinhos de pipoca, mais de mil algodões-doces, 30 mudas de árvores frutíferas (ameixa, goiaba, jabuticaba, pitanga, tamarindo, cereja e acerola), e realizados mais de 50 cortes de cabelo.

"Que as famílias possam voltar para a praça com seus filhos”, vereador Luís Carlos.

“Uma das intenções do Domingo na Praça é levar cultura, entretenimento, música para os nossos munícipes. É levar alegria. Que as famílias possam voltar para a praça com seus filhos”, torce o organizador do evento, Luís Carlos Fernandes. Segundo ele, apesar da crise que o país atravessa, o momento pede criatividade para não deixar a comunidade sem momentos de lazer. “Não temos dinheiro, mas juntamos as parcerias e realizamos o evento sem usar o dinheiro público. Agradeço o apoio de todos que colaboraram”, parabenizou Luís Carlos.

"... se puder aliar o entretenimento com a atividade física, é muito legal e importante para o crescimento das crianças", diz Samuel Cunha.

Para o vereador Samuel Cunha, que prestigiou o evento, “é um momento de descontração, culminando na atividade física, com as brincadeiras e recreações. Eu, que dou aula para criança, sei o quanto são importantes essas atividades para o crescimento delas. Só tenho que agradecer o convite e parabenizar essa iniciativa do vereador Luís Carlos. Tomara que todos os bairros de Jaboticabal sejam contemplados com essas atividades. E, principalmente, se puder aliar o entretenimento com a atividade física, é muito legal e importante para o crescimento das crianças”, avaliou Cunha.

Prefeito Municipal, José Carlos Hori, e a primeira-dama, Adriana Hori, prestigiam o evento.

CONSCIENTIZAÇÃO – Além de arte, cultura e ações sociais, o meio ambiente também foi um dos destaques na segunda edição do Domingo na Praça. Com a proposta de estimular o jaboticabalense a fazer a compostagem doméstica para a redução de lixo, Izilda Aparecida Costa, integrante do movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de São Paulo, orientou as pessoas a fazerem sua própria horta doméstica.

Público foi orientado sobre a compostagem doméstica e ganhou mudas de hortaliças.

De acordo com Izilda, foram distribuídas 250 mudas de hortaliças, entre alface, salsinha, cebolinha e quiabo, além de composto orgânico produzido com pó de café, clara de ovo, e casca de banana, que serve como adubo, semelhante ao NPK (composto de nitrogênio, fósforo e potássio). “Distribuímos e orientamos a população para fazer compostagem e utilizá-la em uma horta sustentável dentro de casa. Houve bastante interesse nas alternativas de compostos orgânicos para adubação das hortas”, comemorou ela.

Para Izilda, o evento atendeu aos 17 objetivos para a implementação da Agenda 2030, definida pela ONU. “A proposta [da Agenda 2030] é falar sobre o consumo e produção responsável. O brasileiro produz aproximadamente um quilo de lixo por dia, e precisamos reduzir esse volume. Nossa proposta é fazer a compostagem e utilizar o material reciclado para fazer canteiros alternativos, para reduzirmos o lixo, e produzirmos alimentação sustentável”, finalizou a integrante do movimento e voluntária no Domingo na Praça.

Izilda orienta a população sobre a compostagem e o minhocário.

Os interessados em participar como voluntário nas próximas edições deve entrar em contato com o vereador Luís Carlos Fernandes, ou com seus assessores, diretamente na Câmara ou pelo telefone (16) 3209-9477.

A galeria de fotos está disponível no Facebook da Câmara (facebook.com/CamaraJaboticabal).