Alunos do SENAC fazem visitação guiada na Câmara de Jaboticabal

A assistente do legislativo, Denise Cardozo, acompanha e explica o funcionamento da Câmara Municipal, durante a visita institucional aos alunos do SENAC.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na tarde dessa segunda-feira (24/07) alunos do curso Programa Aprendizagem, do SENAC, para uma visitação guiada na Casa Legislativa jaboticabalense.

Os visitantes foram conduzidos pela assistente técnico legislativo, Denise Cardozo, e conheceram um pouco mais sobre a história do Legislativo Municipal, seu funcionamento, a organização do arquivo da Câmara, o papel do vereador, tirar dúvidas acerca do Poder e discutir assuntos relacionados à cidadania e democracia, como por exemplo, a representatividade feminina no Legislativo.

Recepcionados no salão nobre, que abriga a galeria dos Presidentes, os cerca de 20 alunos, acompanhados pelas professoras Marcilene Lemes e Fernanda Onório Fernandes, passearam pelas dependências da Casa de Leis para conhecer o prédio que abriga os gabinetes parlamentares e os departamentos administrativos, além do Plenário. Um dos locais mais aguardados pelos visitantes e que chamou a atenção dos estudantes e professores foi o arquivo, que guarda documentos que datam mais de 100 anos.

A assistente do Legislativo, Denise Cardozo, acompanha e explica o funcionamento do Arquivo da Câmara Municipal de Jaboticabal, durante a visita institucional aos alunos e professoras do SENAC.

Segundo Marcilene, “entre as ocupações abordadas no curso Programa Aprendizagem, que é voltado para a formação cidadã e atuação profissional, está a função administrativa. Por isso marcamos a visita na Câmara, para conhecer o arquivo, que tem valor histórico e político, além de ser de interesse público. A explanação foi mais completa do que esperávamos”, considerou a docente.

Para o estudante Vinícius Rodrigues do Nascimento, pela primeira vez na Câmara, “foi uma visita esclarecedora. Eu, por exemplo, que tinha algumas dúvidas, pude esclarecer. Tira bastante o preconceito [sobre o Legislativo]”.

A aluna Nicole Teixeira Barbosa acredita que a visitação aproxima o público jovem do universo político. “Normalmente a gente passa, no dia a dia, na frente, e não imagina toda a burocracia, tudo o que envolve [o Legislativo], o que está por trás de tudo isso. Foi bem esclarecedor e acabou despertando alguns interesses. Seria muito legal vir mais pessoas, mais jovens para conhecer e se interessar mais sobre política”, disse a jovem, que pela primeira vez cruzou a porta de entrada para as dependências internas da sede do Legislativo.

AGENDAMENTO - Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal deve entrar em contato com a Secretaria da Casa pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento.

Texto: Ana Paula Junqueira
Colaboração e fotos: Bruno Vinicius