Corrida de rua, celebração à padroeira da cidade e inaugurações marcam dia do aniversário de 189 anos de Jaboticabal

Banda Integração preparada para o hasteamento das bandeiras, na praça Dr. Joaquim Batista, marco zero da cidade.

A 32ª Corrida Athenas Paulista, com largada no Monumento Athenas, e o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, na praça Dr. Joaquim Batista, abriram o circuito de eventos no domingo (16/07), dia em que Jaboticabal comemorou seus 189 anos de fundação.

Ato solene de hasteamento das bandeiras.

Os pavilhões foram hasteados pelo prefeito Municipal, José Carlos Hori, pelo presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, e pelo Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva ao som da banda Integração.

Já no Monumento Athenas, 282 atletas, entre profissionais e amadores, participaram da corrida de rua jaboticabalense percorrendo seis quilômetros de prova, ao longo da Av. Major Hilário Tavares Pinheiro até a Av. Marginal Carlos Berchieri, indo até a ponte em frente à entrada do Parque das Araras e retornando pela mesma via até o ponto de largada.

Pódio da classificação geral no masculino e feminino. Foto: Fernanda Chelli Franciscatto

Quem levou a melhor na classificação geral, no masculino foi José Mário Gonçalves Batista, da equipe Marcelo Cabrini, de Guariba, com um tempo de 19’35”, seguido por Carlos Alberto da Silva, da equipe Sport Run, com 20’26”, e por Everton Cardoso da Silva, com 20’30”. No feminino, quem levantou o troféu de primeiro lugar foi Maria Amelia da Cruz Pereira, da equipe Amigos do Peito, de Jaboticabal, com um tempo de 26’16”, seguida pela colega de equipe, Adriana Alves, com 26’26”. O terceiro lugar ficou com Juliana Manzoni, da Treee Wellness, com 27’05”.

Missa em celebração à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo.

A PADROEIRA – O período da manhã também contou com uma missa em celebração à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. A cerimônia eucarística, realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, foi conduzida pelo Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, e demais sacerdotes da diocese.

Fachada do novo CIAF IX durante a inauguração.

INAUGURAÇÕES – Ainda pela manhã foi inaugurada Unidade Básica de Saúde, o CIAF IX, que leva o nome do médico pediatra Dr. Edimar Biazibeti, em tributo póstumo proposto através de Projeto de Lei pelos então vereadores Prof. João Roberto e Carlota, em 2013, e aprovado na época por unanimidade. “Inauguração fantástica, que não vai resolver, mas vai minorar os graves problemas da saúde, e que recebe o nome de um querido e saudoso colega, que nos deixou de maneira trágica, prematuramente, e que se dedicou à pediatria. Homenagem com muita justiça”, disse Fenerich.

O espaço pretende desafogar o CIAF I, que desde 2016 abriga também o CIAF II, sobrecarregando a estrutura. “Colocamos aqui um pouco de dinheiro público e funcionários, e conseguimos avançar rápido e terminar essa obra para aliviar principalmente aquele trabalho lá no Jardim Santa Luzia, Santa Tereza”, concluiu o prefeito.

Familiares do homenageado que dá nome ao CIAF IX, Dr. Edimar Biazibeti, participaram da inauguração.

Participaram ainda da inauguração do CIAF IX outras autoridades, como o vice-prefeito, Vitório De Simoni, os vereadores Wilsinho Locutor, Beto Ariki, Daniel Rodrigues, Dona Cidinha e João Bassi, bem como secretários de Governo.

Já no período da tarde, além do encerramento da 35ª Festa do Quitute, mais duas inaugurações foram realizadas: a da rotatória “Dr. Domingos Lavecchia”, e a do trecho sul do Anel Viário “Izidoro Nechar”, no bairro Colina Verde, que contou com a presença de autoridades, como o ex-deputado estadual Dr. Nechar (PSB), o prefeito José Carlos Hori (PPS) e vice-prefeito Vitório De Simoni (PMDB), a primeira dama Adriana Hori, além dos vereadores João Bassi (PEN) e Dona Cidinha (PRB).

Confira a galeria de fotos no Facebook da Câmara.

Assista o resumo dos eventos >