Sonho da casa própria atrai milhares na apresentação de projeto habitacional de Interesse Social

Apresentação do projeto de Habitação de Interesse Social em Jaboticabal.

Com o sonho de conquistar a casa própria, cerca de duas mil pessoas acompanharam a apresentação do projeto de Habitação de Interesse Social, realizada no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Bottino, em Jaboticabal, no sábado (01/04).

Esse foi o primeiro encontro do projeto na cidade e contou com a participação de autoridades de Jaboticabal e região, além do deputado estadual Marcos Zerbini, líder do movimento habitacional de São Paulo, e idealizador do projeto de Habitação de Interesse Social ainda na década de 80, na Capital Paulista.

A finalidade do projeto, trazido para a cidade pelo vereador Daniel Rodrigues, com apoio da Câmara Municipal e do prefeito José Carlos Hori, é ampliar as possibilidades de acesso à casa própria. De acordo com Zerbini, já são mais de 20 mil famílias beneficiadas pelo projeto, que se expandiu para o interior do Estado há cerca de dois anos e agora chega a Jaboticabal.

Vereador Daniel Rodrigues fala sobre as possibilidades do projeto.

“Ninguém ganha casa ou terreno, e sim, com recursos próprios adquirem um terreno em um loteamento de interesse social”, explica o vereador Daniel Rodrigues.

COMO FUNCIONA? – O projeto habitacional de Interesse Social é uma modalidade de compra coletiva para a implantação de um loteamento de interesse social por meio de uma associação sem fins lucrativos, constituída no município para este fim. A grande vantagem está na economia para o comprador. “Você consegue comprar um terreno por cerca de 15% do que custa um terreno na mesma localização de onde geralmente a gente compra a área”, afirma Zerbini.

Deputado Estadual Marcos Zerbini explica o projeto.

Podem participar pessoas acima de 18 anos e que não tenha casa ou terreno próprio. Também não há faixa de limite de renda familiar para participar. Segundo o coordenador regional do projeto, Marcelo Augusto, por se tratar de um projeto de interesse social, os governos Municipal, Estadual e Federal podem viabilizar o projeto de várias maneiras, como cedendo máquinas para terraplanagem, entre outros. Porém, é importante destacar que o poder público não é obrigado a participar. Vale ressaltar que a presença nas reuniões é uma das determinações para garantir a participação no projeto.

A próxima reunião está programada para o dia 12 de abril, às 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes. Para mais informações, entre em contato com a equipe do vereador Daniel Rodrigues na Câmara de Jaboticabal - (16) 3209-9477.

CONFIRA O VÍDEO DO EVENTO: