Histórias de superação marcam Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher


As 26 homenageadas reunidas, juntamente com vereadores e autoridades, durante a recepção antes da cerimônia.

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou, na noite de quarta-feira (08/03), 26 mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A Sessão Solene, que lotou a galeria do Plenário da Casa, contou com histórias que, apesar de tão diferentes, guardam semelhanças: determinação e superação.


Vereadora Dona Cidinha saúda as homenageadas em nome do Poder Legislativo.

A saudação das homenageadas ficou por conta da vereadora Dona Cidinha, única representante feminina na Legislatura 2017-2020 da Câmara. Em seu discurso, a parlamentar falou da busca pela igualdade de gênero, da responsabilidade da mulher diante do lar, filhos e família e da representatividade feminina no Legislativo. “Cada mulher, cidadã eleita, possui um importante papel, que não significa apenas lutar pelos direitos como mulher, mas sim, a lutar por uma sociedade mais justa... Homens e mulheres sempre saem vencedores em nome da dignidade”, discursou.

Entre Marias, Aparecidas, Teresinhas... cada homenageada da noite foi sendo apresentada uma a uma. Ao lado do vereador responsável pela indicação de seus nomes, elas foram ouvindo suas próprias histórias. E nesse resgate da memória, entre alegrias e tristezas, foi difícil conter as lágrimas, como aconteceu com Maria Mendes Barroso.


Da galeria, filha de Maria Mendes Barroso se emociona junto com a mãe ao registrar o momento da homenagem.

Mulheres que tiveram que batalhar para conquistar sua profissão, criar os filhos, derrotar preconceitos e obstáculos dos mais variados, como passar a cuidar sozinha da família após a perda do marido, como Dinah Talarico Sesso; ou a vencer a fome, como aconteceu com Dona Francisca Diogo da Silva, órfã de pai e mãe aos 8 anos e que chegou a comer alimentos retirados de lavagem para porcos; ou ainda a se reinventar, como Jéssica Moreira Ferreira, que ficou paraplégica após um acidente automobilístico e hoje desponta como promessa nacional no paraciclismo.

A superação vivenciada por elas, com toda dignidade, resultou em orgulho, estampado no rosto de familiares e amigos que acompanharam as homenagens.


Rita D'Amico fala em nome das homenageadas.

DISCURSOS – Representando as homenageadas, Rita de Cássia Dalalana D’Amico fez o uso da palavra e relembrou a história que marca o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, bem como as conquistas femininas. “Pesquisas mostram que atualmente em torno de 42% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres. É uma longa estrada! Desfrutamos de liberdade relativa alcançada por mulheres guerreiras que muito lutaram, para que hoje tenhamos alguns direitos outrora impensáveis... Somos suficientemente sábias para nos calarmos e lutarmos no momento certo. Nossos corações sabem dar amor e aconchego. Peço a Deus que abençoe a todas as mulheres desta nação e do mundo. Continuemos nossa luta, pois dela virá a obra que nos tornará imortais”.


"Vocês queridas mulheres, nos educam de diversas maneiras, com seu sorriso, com a força, com a determinação, com a persistência, com o sacrifício...", Dom Eduardo Pinheiro.

O Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, também ocupou a tribuna para enaltecer a mulher. “Nós somos o que somos também em grande parte por causa das mulheres. Quantas mulheres passaram em nossa vida, passam em nossa vida, e algumas delas determinando nosso caráter, nossa postura, nossa fala, nossos valores. Vocês queridas mulheres, nos educam de diversas maneiras, com seu sorriso, com a força, com a determinação, com a persistência, com o sacrifício, com o silêncio, com o amor, com a ternura, com a beleza... A mulher é tão importante para a humanidade que até Deus quis nascer de uma mulher, e hoje eu agradeço a presença de Maria na vida de Jesus, e por ela, Jesus pôde realizar a obra do Pai, deixando esse legado que transforma a criatura humana e a história toda da humanidade”.


Prefeito Hori durante seu pronunciamento de agradecimento às mulheres.

Ao ocupar a tribuna, por sua vez, o prefeito municipal, José Carlos Hori, parabenizou a esposa, que se recupera de uma pneumonia, lembrou da mãe, falecida há sete meses, e felicitou as homenageadas. “Eu quero deixar aqui a minha gratidão, o meu carinho a todas as mulheres da nossa cidade. Deus abençoe a todas, vocês merecem muito”.


Presidente do Legislativo, Dr. Edu Fenerich, chama a atenção para números alarmantes de violência contra a mulher.

Apesar do dia servir de comemoração pelas conquistas já alcançadas por elas, o presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, chamou a atenção para a violência ainda amplamente sofrida pelo sexo feminino ao citar uma pesquisa do DataFolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Ainda há um longo caminho a se percorrer quando o assunto é respeito, dignidade e igualdade.... 37% dos entrevistados [na pesquisa Datafolha] presenciaram mulheres da vizinhança sendo ameaçadas por companheiros ou ex-companheiros e 37% viram mulheres sendo agredidas por homens... Encerro desejando viver em uma sociedade onde homens e mulheres tenham seus direitos preservados igualitariamente. Um projeto político e social democrático deve tratar das desigualdades, discriminações e, principalmente, das violências contra as mulheres, de forma séria”, finalizou o chefe do Legislativo.

A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).

Clique nos nomes abaixo e conheça a história* de cada homenageada e lida durante a sessão:


Vera Dias da Costa Indigton – indicada por Pepa Servidone
Ligia Inês Camargo Silveira – indicada por Pepa Servidone


Maria Caires dos Santos – indicada por Dona Cidinha
Zenaide Aparecida de Souza – indicada por Dona Cidinha


Teresa Cristina Ribeiro Dias Koberstein – indicada por Dr. Edu Fenerich
Zaira Isabel Detogni – indicada por Dr. Edu Fenerich


Ediléia Pereira de Souza – indicada por Carmo Jorge Reino
Maria Mendes Barroso Souza – indicada por Carmo Jorge Reino


Luiza Adelina de Falco Souza – indicada por Daniel Rodrigues
Aparecida Gonçalves Rodrigues – indicada por Daniel Rodrigues


Silvana da Silva Gino Bernardo – indicada por Ednei Valêncio
Aparecida Joana de Freitas Valêncio – indicada por Ednei Valêncio


Elenice Cruzato – indicada por João Bassi
Momoê Ueda (Irmã Teresinha Ueda) – indicada por João Bassi


Valéria Barbieri Santos – indicada por Luis Carlos Fernandes
Jéssica Moreira Ferreira – indicada por Luis Carlos Fernandes


Alana Checchio dos Santos – indicada por Paulo Henrique Advogado
Marilene Rosa Silva dos Santos – indicada por Paulo Henrique Advogado


Lina Lucia Nogueira Vieira Costa – indicada por Beto Ariki
Caroline Aparecida Waraya Ariki – indicada por Beto Ariki


Maria Terezinha Schapeieski – indicada por Samuel Cunha
Francisca Diogo da Silva – indicada por Samuel Cunha


Dinah Talarico Sesso – indicada por Pretto Miranda Cabeleireiro
Maria Neusa Barbieri Martins – indicada por Pretto Miranda Cabeleireiro


Aurora Aparecida Dias – indicada por Wilsinho Locutor
Rita de Cassia Dalalana D’Amico – indicada por Wilsinho Locutor


*Os textos das biografias foram preparados pelos gabinetes dos respectivos vereadores, que indicaram suas homenageadas, para leitura na sessão solene.

Ana Paula Junqueira
Assessoria de Imprensa
(16) 3209-9478