Câmara de Jaboticabal aprova abertura de crédito para adequação de creche no Parque das Araras


Populares acompanham a sessão ordinária na Câmara.

O Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovou por unanimidade seis proposições na sessão ordinária de segunda-feira (20/02). Isso porque, além das cinco proposituras já previstas na pauta de votação, foi incluído o Projeto de Lei nº 04/2017, que permite ao Poder Executivo a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 107.238,030. O recurso será destinado para obras na rede elétrica da Creche Parque das Araras. O objetivo é possibilitar que o estabelecimento, que deve ter capacidade para atender até 120 crianças, possa funcionar o mais breve possível. Dispensados de 2º discussão e votação, os projetos seguem para sanção do prefeito municipal, José Carlos Hori. Os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária no dia 6 de março.

Completaram a Ordem do Dia duas proposições para aberturas de créditos adicionais especiais, de iniciativa do Poder Executivo, para a adequação do orçamento do Programa de Gestão da Iluminação Pública (Projeto de Lei nº 01/2017), e para a execução de despesas de gratificação dos agentes e supervisores de saúde que trabalharem aos sábados na Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” (Projeto de Lei nº 02/2017), além de três projetos de Decreto Legislativo. O primeiro deles concede Diploma de Honra ao Mérito ao senhor João Alberto Carregari (Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2017), de autoria do vereador Wilsinho Locutor, seguido pela outorga de Título de Cidadão Jaboticabalense ao Professor Doutor Moacir Pazeto, de autoria do vereador Pepa Servidone (Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2017); e o projeto que denomina a Sala de Serviços Informatizados do Poder Legislativo de “Miguel Ângelo Guilherme Oliveira” (Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2017), também de autoria de Wilsinho Locutor, que sofreu emenda modificativa verbal para correção ortográfica.


Dona Cidinha (PRB) durante seu discurso.

EXPEDIENTE – Seis vereadores utilizaram a tribuna durante o Expediente. Dona Cidinha (PRB) abriu os discursos. Ao utilizar o espaço, a parlamentar elogiou a presença popular na galeria do Plenário e aproveitou para parabenizar a equipe de trabalhadores do Hospital Maternidade de Misericórdia Santa Isabel. “Os funcionários são dignos de parabéns pelo trabalho, pelo cuidado e carinho com equipamentos e pelo setor. Sempre preocupados em salvar vidas e trazer sempre novidades”, enalteceu Dona Cidinha.


Ednei Valêncio (PR).

Já o vereador Ednei Valêncio discorreu sobre solicitações de 30 doses de V-10 (vacina contra a Parvovirose e Cinomose) feitas aos deputados Ricardo Tripoli e Ricardo Madalena, bem como o pedido de um castra móvel e de um hospital veterinário para a cidade. Segundo ainda o parlamentar, “o deputado Arnaldo Jardim doou para a prefeitura dois carros seminovos que seriam devolvidos para São Paulo, só esperando a documentação ficar pronta para serem usados”, e criticou o Executivo pela demora na resposta de ofícios encaminhados à prefeitura.


Vereador João Bassi (PEN).

O vereador João Bassi, por sua vez, falou sobre a visita ao deputado estadual Paulo Corrêa Jr. e também de uma viagem a Uberlândia (MG), para conhecer um trabalho realizado por Ceará com dependentes químicos.


Vereador Luís Carlos Fernandes (PSC).

Luís Carlos Fernandes aproveitou o uso da tribuna para agradecer à coordenadora da UPA de Jaboticabal, Irani, após a conquista de uma sala de espera reservada para pacientes transplantados. “Por conversar com a pessoa certa, no lugar certo e por ela ser sensível a causa e bastante humana, de prontidão atendeu a solicitação e separou uma sala para que esses pacientes transplantados possam aguardar, zelando por suas vidas. Na região dificilmente vê-se algo assim”, parabenizou o vereador.


Vereador Wilsinho Locutor (PSB).

Wilsinho Locutor destacou, além dos três projetos de decreto que seriam votados na sessão, sua visita ao Hospital e Maternidade Santa Isabel para acompanhar os trabalhos do SUS “a dívida do município ao Hospital é de um milhão e setecentos mil. Os vereadores, junto ao Executivo, devem buscar recursos para pagar. Mesmo sem receber o pagamento, os médicos continuam a prestar atendimento, mas a preocupação são eles deixarem de fazê-lo”, opina o vereador. Antes de finalizar seu discurso, Wilsinho pediu aos vereadores para tomarem cuidado com promessas feitas por deputados: “só acredite quando realmente o pedido for concretizado”, alertou.


Vereador Pepa Servidone (PPS).

Já Pepa Servidone destacou um requerimento solicitando informações sobre o contrato da ReUsa. “Não quer dizer que eu esteja fazendo oposição ao prefeito, mas é uma forma de ver se é possível cortar gastos e injetar recursos no SAAEJ. A intenção é ajudar a salvar o SAAEJ, para que não tenha de ser vendido e depois tenhamos de pagar mais caro pela água como em algumas das cidades vizinhas”, esclareceu o parlamentar.


Chefe do Poder Legislativo, vereador Dr. Edu Fenerich (PPS).

O presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, por seu turno, finalizou o Expediente falando sobre sua viagem a São Paulo, com o prefeito José Carlos Hori, para conseguir, junto a Secretaria de Transportes, o terreno onde hoje está o DER em Jaboticabal, de modo a utilizar uma parte do terreno para a construção de uma área de lazer. O chefe do Legislativo falou ainda da possibilidade de recapeamento da rodovia que vai de Jaboticabal a Pradópolis, onde se tem muito movimento por causa da Usina São Martinho, e destacou também uma reunião com o chefe de gabinete Maurício e com o vice-governador Marcio França, na Secretaria de Desenvolvimento, além de enaltecer a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que oferece aulas online gratuitamente através de telões disponibilizados em polos, com previsão de criação de polos regionais, da qual Jaboticabal já se candidatou para uma vaga como polo.

A íntegra da sessão ordinária está disponível na WEBTV da Câmara e a galeria de fotos no Facebook.

Ana Paula Junqueira
Colaboração: Bruno Vinícius
Assessoria de Imprensa
(16) 3209-9478