Vereadores prestigiam a troca de comando da 8ª Delegacia de Serviço Militar de Jaboticabal


Solenidade de transmissão de cargo da 8ª Delegacia de Serviço Militar de Jaboticabal.

A 8ª Delegacia de Serviço Militar de Jaboticabal está sob novo comando. A solenidade de transmissão de cargo, organizada pelo Serviço Militar, ocorreu nessa quinta-feira (26/01), na Câmara Municipal de Jaboticabal, e conduziu o 2º Tenente QAO Flávio Oliveira da Silva ao posto de delegado da organização em substituição ao Capitão QAO Joel da Silva Cavalcanti.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), juntamente com os vereadores Wilsinho Locutor (PSB), Dona Cidinha (PRB), Samuel Cunha (PSDB), Luis Fernandes (PSC) e João Bassi (PEN), prestigiaram a cerimônia.


Vereadores prestigiam a cerimônia de troca de delegado.

A troca de delegado, que acontece a cada dois anos de acordo com critérios do Exército Brasileiro, reuniu além de familiares, diversas autoridades de Jaboticabal e região, entre eles o prefeito de Taquaral, Laércio Scaramal (PTB); o prefeito de Monte Alto, João Paulo; o vice-prefeito de Pradópolis, Sílvio Martins; o vice-prefeito de Guariba, Nivaldo; o chefe do Tiro de Guerra de Jaboticabal, 1º Sargento Nalon; o chefe do Tiro de Guerra de Taquaritinga, Sub-Tenente Santos; o Capitão Carlindo e Capitão Osnei, ex-delegados da 8ª Delegacia de Serviço Militar; e o presidente do Clube de Tiro de Monte Alto, Ricardo Massaru.


Capitão Joel faz discurso de despedida da 8ª Delegacia de Serviço Militar, onde atuou como delegado por dois anos.

Em seu discurso de despedida, o Capitão Joel Cavalcanti agradeceu à família, “por vestir comigo a camisa da desafiadora missão de ser soldado do Exército Brasileiro”, aos amigos, aos apoiadores, aos correligionários e ao Exército pela confiança depositada para a função, e falou sobre o serviço prestado ao longo dos dois anos. “Considerando que o produto controlado, caso venha a cair em mãos de pessoas de má índole ou pessoas mal-intencionadas, compromete a segurança pública, e considerando que a execução da atividade de fiscalização sobre esses produtos é missão do Exército, aqui representada pelo delegado, exercer tal função exigiu considerável nível de esforço, tempo debruçado sobre a Legislação, atitude às vezes firmes e imparcial, sobretudo ética, procurando agir com muita boa vontade e atenção aos nossos cidadãos, “clientes” do serviço de fiscalização de produtos controlados, dentro daquilo que a Legislação preconiza. Nessa atividade realizamos vistorias, inspeções e operações... Por todo esse processo, tanto na execução das atividades ligadas ao serviço militar, quanto nas ligadas à fiscalização de produtos controlados, senti, nesses dois anos, redobrado peso de responsabilidade. Esforcei-me o possível para honrar o nome do Exército Brasileiro ante nobre missão a mim confiada... No desejo de cumprir os preceitos da Legislação, ser justo, imparcial e agir com profissionalismo, seguindo orientação dos meus superiores, posso ter cometido falhas, ou quem sabe frustrado pessoas... Quem faz, sempre erra. Finalizo agradecendo a todos pela ajuda e compreensão, e desejando ao meu substituto muito sucesso em mais essa missão que o Exército ora lhe confia. Seja muito feliz nessa cidade de Jaboticabal”, discursou Capitão Joel, que agora segue para a 6ª Circunscrição de Serviço Militar (6ª CSM), em Bauru. [Ouça o discurso do Capitão Joel]


Sub-chefe da 5ª CSM, Tenente-Coronel Otávio Venerante Almeida de Oliveira, responsável pelo ato de transmissão de posse.

Responsável pelo ato de transmissão de cargo, o Sub-chefe da 5ª CSM, Tenente-Coronel Otávio Venerante Almeida de Oliveira, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Capitão Joel. “Parabenizo o capitão pelo excelente trabalho realizado à frente da 8ª Delegacia de Serviço Militar. Ressalto as qualidades do Capitão Joel, da dedicação, verdadeiros atributos que a gente deseja de um militar e um chefe militar. É a dedicação, comprometimento e o sentimento de cumprimento de missão, sem os quais essa delegacia não teria atingido o êxito que atingiu sob a sua chefia. Parabéns Joel, missão cumprida! Aproveito para desejar ao Tenente Flávio Silva sucesso no desempenho dessa gloriosa e nobre missão para o qual tu foi designado. Parabéns pela nomeação”, finalizou o Tenente-Coronel. [Ouça o discurso do Tenente-Coronel Otávio de Oliveira]


O 2º Tenente QAO Flávio Oliveira da Silva comandará a 8ª Delegacia de Serviço Militar de Jaboticabal nos próximos dois anos.

Novo delegado – O 2º Tenente QAO Flávio Oliveira da Silva nasceu em 7 de julho de 1971, no Rio de Janeiro. Incorporou as fileiras do Exército em 5 de fevereiro de 1990 no Batalhão de Comando e Serviço da Academia Militar dos Agulhas Negras, na cidade de Resende (RJ). É casado com Cibele Coelho C. da Silva e tem duas filhas: Ana Carolina Coelho C. da Silva e Ana Luzia Coelho C. da Silva. Serviu em várias organizações militares do país, sendo condecorado por diversas vezes ao longo da carreira. Antes da nomeação para a 8ª Delegacia de Serviço Militar, o 2º Tenente Flávio estava servindo no Hospital de Guarnição de Alegrete, Rio Grande do Sul. [Ouça o curriculum do 2º Tenente QAO Flávio Oliveira da Silva]

A 8ª Delegacia de Serviço Militar está subordinada à 5ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), de Ribeirão Preto, e tem como missão gerenciar, coordenar e controlar todas as atividades desenvolvidas pela junta do serviço militar em Jaboticabal. O órgão também é responsável pela fiscalização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro, como explosivos, armas e munições, entre outros.

A íntegra da solenidade está disponível na WEBTV da Câmara de Jaboticabal (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br)

Ana Paula Junqueira
Assessoria de Imprensa
(16) 3209-9478