Dr. Edu Fenerich é eleito presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal



Vereador Dr. Edu Fenerich é proclamado Chefe do Legislativo jaboticabalense para o biênio 2017/2018.

O vereador Dr. Edu Fenerich é eleito presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal para os próximos dois anos. A definição veio após a votação realizada na manhã de domingo (1º de janeiro), na Sessão de Instalação e Posse para o quadriênio 2017-2020. Passam a compor a Mesa Diretora do Legislativo jaboticabalense, além de Fenerich, o vereador Ednei Valêncio, no cargo de vice-presidente; Uilson Aparecido de Miranda (Pretto Cabeleireiro), 1º secretário; e Daniel Rodrigues, 2º secretário.

As votações, conduzidas pelo presidente em exercício, vereador Ednei Valencio, foram realizadas em separado, para cada cargo da Mesa (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários), por escrutínio, ou seja, por votos manifestados via cédulas de papel. Serviram de escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos), os servidores Luiz Carlos dos Santos e Denise Cardozo.


Presidente da Câmara faz seu primeiro pronunciamento de 2017 no cargo.

Concluída a eleição da Mesa Diretora, Dr. Edu Fenerich assumiu a cadeira de presidente para o biênio (2017-2018). Em seu discurso, Fenerich, saudou os presentes e afirmou o compromisso do cargo e dos demais membros da Mesa Diretora para os próximos dois anos.  “Tenho a honra de assumir uma vez mais a chefia do Poder Legislativo municipal. Ao final deste mandato, se Deus quiser, terei completado 24 anos de vereança, sendo que mais da metade, ou seja, 13 anos como presidente desta Câmara Municipal. É indubitavelmente uma imensurável honra. O sentimento que toma conta de mim é duplo, de imensa alegria e sobretudo de enorme responsabilidade. Agradeço aos nobres colegas, que me confiando seus votos, tornaram possível minha eleição para tão importante cargo. Tudo farei para honrá-lo sempre. Reassumo o compromisso de defender com todas as minhas forças as prerrogativas deste Parlamento e de seus parlamentares, sobretudo contra as conhecidas investidas dos marginais de toda espécie disfarçados de cidadão de bem”, pronunciou o chefe do Legislativo jaboticabalense. [Ouça o discurso de Dr. Edu Fenerich como presidente eleito]

O que é a Mesa Diretora? A Mesa Diretora é o órgão da Câmara Municipal formado pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, que possuem a competência de dirigir os trabalhos em Plenário; propor Projetos de Resolução e Projetos de Decreto-Legislativo; elaborar e expedir Ato de discriminação das dotações orçamentárias da Câmara; suplementar dotações do orçamento da Câmara; nomear, promover, reclassificar, exonerar, comissionar, aposentar, demitir, exonerar, determinar a apuração de responsabilidades administrativas civil e criminal de servidores faltosos; abrir sindicâncias e processos administrativas e aplicar penalidades; atualizar a remuneração dos Vereadores, nas épocas e condições previstas em Lei; devolver à Tesouraria da Prefeitura, o saldo de caixa existente na Câmara, no final de cada exercício; enviar ao Prefeito, até o dia 1º de março, as contas do exercício anterior; e assinar os Autógrafos das Leis destinadas à sanção e promulgação pelo Chefe do Executivo. (Art. 17 do Regimento Interno).

A Mesa Diretora é composta por vereadores escolhidos pelos próprios parlamentares por meio de votação via cédula de papel. Cada cargo possui eleição própria, sendo necessária a maioria simples de votos – presentes pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara – para se eleger. O mandato da Mesa Diretora é de 24 meses, e o vereador não pode ser reconduzido para o mesmo cargo na mesma legislatura. (Art. 24 da Lei Orgânica).

*A galeria de fotos completa está disponível no Facebook da Câmara. O vídeo da sessão, na íntegra, está disponível no canal da WEBTV da Câmara.

Ana Paula Junqueira
Assessoria de Imprensa
(16) 3209-9477