Câmara homenageia bispo Dom Eduardo, padre Biso, Rádio Vida Nova e Pastoral da Criança

O bispo da Diocese de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro, foi homenageado nessa quarta-feira (06/07) pela Câmara Municipal de Jaboticabal, em sessão solene, com diploma de Honra ao Mérito, outorgado pelo Decreto Legislativo nº 640/2015. Além de Dom Eduardo, receberam honrarias o padre Rodrigo Antônio Biso, a Rádio Vida Nova e a Pastoral da Criança.

“Longe de significar enaltecimento de uma pessoa, interpreto-a como um justo reconhecimento da valorização do trabalho da Igreja junto à juventude", disse o bispo Dom Eduardo.

Transferido da Arquidiocese de Campo Grande (MS) pelo Papa Francisco em 2015 para assumir a Diocese de Jaboticabal, Dom Eduardo, que integrou por dez anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, agradeceu pela honraria e destacou em seu discurso a necessidade de compreender os jovens, sobretudo na constituição familiar. “Longe de significar enaltecimento de uma pessoa, interpreto-a como um justo reconhecimento da valorização do trabalho da Igreja junto à juventude. Acrescento aqui também, presenciando a homenagem à Pastoral da Criança, esse reconhecimento ao trabalho que a Igreja faz em benefício do bem comum, da vida e dos valores desses grupos relacionados à criança, adolescentes e aos jovens”, disse o sacerdote. Para Dom Eduardo, “a Igreja sempre acreditou que para trabalhar o jovem é necessário entendê-lo, compreendê-lo e amá-lo em todas as suas dimensões, porque a pessoa é um todo. A causa dos grandes problemas juvenis está, na maior parte das vezes, em nós adultos e instituições quando não apostamos nos jovens. O jovem precisa da família, a criança precisa da família. Muitos dos problemas seriam resolvidos se tivéssemos sociedades, instituições, grupos, discursos e projetos, favorecendo, defendendo e incentivando a vivencia familiar, e não só facilitando a resolução de problemas com separações e outros discursos”.

Cidadão Jaboticabalense: Padre Biso conta sobre suas idas e vindas a Jaboticabal.

O segundo homenageado da noite foi o padre Rodrigo Antônio Biso, que recebeu o Título de Cidadão de Jaboticabal, cedido por meio do Decreto Legislativo 613/2013. Natural de Monte Alto, o padre relembrou passagens de suas idas e vindas a terras jaboticalenses ao longo de sua vida. “Não somos nós, mas Deus que constrói... Nesse tempo aqui em Jaboticabal tentei somar. Tentei ser um com o todo. Por isso só tenho a agradecer a todos. Tenham a certeza de que onde eu estiver, honrarei, respeitarei e não esquecerei Jaboticabal, pois o que pude fazer, e se me posso achar merecedor desse Título que muito me honra, foi graças à presença de cada um de vocês em minha vida”, agradeceu.

Júlio Cesar Thomé durante seu pronundiamento sobre a Rádio Vida Nova.

A Rádio Vida Nova, por sua vez, recebeu o Diploma Comemorativo pelos seus 80 anos (Decreto Legislativo nº 622/2014) e o diploma de Honra ao Mérito (Decreto Legislativo nº 425/2006). Júlio Cesar Tomé, atual diretor da rádio, traçou um histórico do veículo e relembrou nomes que marcaram a Rádio Vida Nova, como o repórter Edu Lopes, falecido recentemente, e o jornalista Carmo Leonildo, presente na sessão como mestre de cerimônia. “Todo mundo deseja um futuro melhor, mas o futuro melhor só será melhor, se cuidarmos hoje dos nossos jovens, das nossas crianças. Sobre a proteção de uma mãe, nenhum filho estará perdido. Com isso, com todos os percalços e dificuldades, a Rádio Vida Nova nunca estará só, pois temos o privilegio de termos como mantenedora, a Nossa Senhora do Carmo. Que Ela nos proteja sempre.”, discorreu Thomé.

Foram ainda homenageados durante a sessão solene os coordenadores da Pastoral da Criança, que receberam diploma comemorativo pelos 25 anos da Diocese de Jaboticabal (Decreto Legislativo nº 631/2015).

Homenageados da sessão solene de 06 de julho de 2016.