Aspectos Gerais

Localiza-se a uma latitude 21º15'17" sul e a uma longitude 48º19'20" oeste, estando a uma altitude de 607 metros. Sua população estimada em 2004 era de 61 654 habitantes e está localizado aproximadamente a 350kms da capital.

O município está localizado numa das mais ricas regiões do estado de São Paulo. Jaboticabal também é uma das cidades do estado que oferece as uma das melhores condições de moradias. Quase a totalidade de suas vias localizadas no perímetro urbano são pavimentadas, além disso a cidade conta com 100% de água tratada e 100% e esgoto coletado. Jaboticabal destaca-se ainda como maior produtora de artefatos de cerâmica do país e maior produtora de amendoim, exportando o produto, inclusive, para países europeus.

A temperatura média é de 21,7°C. Entre os meses de outubro e março ocorrem muitas queimas e também, altas temperaturas. O período de seca é do ano inteiro.

  • Temperatura média: 21,7°C
  • Nove bacias hidrográficas

Jaboticabal apresenta, além da sede do município, dois distritos: Córrego Rico e Lusitânia. A cidade está localizada a vinte quilômetros da margem do rio Mogi-Guaçu, nas esplanadas de quatro colinas, formadas pelos córregos Jaboticabal e Cerradinho.